Os 6 erros que um treinador de luta não pode cometer – Coluna GM Artur Mariano

Champions Factory no Japão com GM Artur Mariano e Thalisson Gomes

Hoje vou falar sobre os 6 erros que um treinador de Muay Thai, Jiu Jitsu, MMA, Boxe, Karate não pode cometer de forma alguma se ele pensar em se tornar um treinador de elite.

O primeiro é a arte de se relacionar com atletas. O treinador deve ter um relacionamento individualizado com cada atleta, isso faz toda diferença na confiança do atleta com o treinador, de forma que quando esse fechamento acontece o treinador consegue elevar a chama do atleta.

O segundo é entender de treinamento base, fazendo uma analogia como numa construção de um prédio, se a base for muito bem feita é possível levantar um prédio de 20, 40, 60 ou mais de 100 andares. Mas se a base não for sólida e preparada para altos voos, um prédio de 3 andares desaba. Quantas notícias já escutaram que um pequeno prédio desabou. Isso é exatamente no combate, se o treinador não entender de treinamento base, tanto no víeis técnico, físico ou mentalmente, esse treinador estará fadado ao insucesso.

O terceiro é a estratégia, o treinador deve entender muito bem dessa ferramenta, pois dentro desta linha existe alguns víeis que fazem toda diferença, estratégia de treino, estratégia mental, estratégia de combate… Treinador que entende de estratégia sai na frente de todos.

O quarto é conhecer o rest time, que é entender do treino de descanso. Quando um atleta descansa ele está treinando. O treinador deve entender quando dar descanso para o atleta, no intervalo de um treino para o outro, na própria sessão do treino durante a semana e durante um ciclo. Se o treinador entender de rest time ele leva o atleta para outro patamar.

O quinto é o Mindset, se o treinador não conhecer como trabalhar na integra a mentalidade do atleta não terá o resultado esperado, mais cedo o mais tarde a bomba explode. Hoje um treinador tem em mãos ferramentas, estratégias mentais que alavancam outras áreas como na parte técnicas, física.  Um treinador que conhece de mindset, tem ferramentas que consegue alavancar o atleta em todas as áreas pois um atleta de luta é feito de crenças e essas crenças fazem esse atleta desenvolver mais rápido em outras áreas. Por isso um treinador de elite de Muay Thai, Jiu Jitsu, Boxe, Karate, MMA, Luta Livre…  deve conhecer as ferramentas e saber como usar individualmente com cada atleta.

O sexto é cuidar da carreira de um atleta, parece algo sem muita importância mas o treinador que não se preocupa com isso pode acabar virando uma maquina de acabar com a carreira de atletas. No víeis de combate o treinador deve saber a hora de colocar o atleta no estaleiro (parar os combates) e de voltar na hora certa. Entender quando uma luta não é boa num determinado momento. Quantos atletas talentosos não chegaram lá por falhas de gestão.

Esses são os seis erros que um treinador não pode cometer, se cometer apenas um desses em algum momento, a casa vai desabar.

 

Coluna do GM Artur Mariano

Fundador da Champions Factory