Morre Jan Plas, um dos maiores nomes do Muay Thai

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Confederação Brasileira de Muay Thai, amanheceu de luto, com o falecimento do Grão Mestre Jan Plas, Mestre Artur Mariano esteve com Plass algumas vezes, disse estar muito triste com o acontecido, pois além da história do Muay Thai era uma grande ser humano.
Segue nota do Portal do Vale tudo, escrita pelo reporter e editor Marcelo Alonso.
Faleceu ontem aos 65 anos um dos mais respeitados treinadores de Muay Thai da Holanda, Jan Plas.
Apontado por muitos como pai do Muay Thai holandês, Plas fundou a Mejiro Gym em 1978, depois de numerosas viagens ao Japão onde aprendeu o Kickboxing com Kenji Kurosaki (O primeiro Karateca japonês a aprender Muay Thai na Tailândia, incorporando estas técnicas a seu Karate Kyokushin).
A frente da Meijiro Gym, Plas formou diversas gerações de campeões como Lucien Carbin, Johan Vos, Rob Cayman, Bob Schriber e André Mannaart.
Vos logo abriria sua própria academia (Vos Gym). A Chakuriki de Tom Harrink, a Vos Gym e a Mejiro de Plas logo passaram a ser as três potências do Muay Thai holandês. Esta rivalidade entre as três foi a mola propulsora do desenvolvimento do Muay Thai na Holanda, que passou a ser conhecido como melhor do mundo, a frente até do Tailandês.
Envolvido com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, o pai do Muay Thai holandês acabou sendo preso há dois anos. Segundo reportagens de sites holandeses, Plas teria sido encontrado morto ontem em sua cela. A causa aparente, ainda não confirmada, seria suicídio.

Fonte: www.portaldovt.com.br