Exame de graduação para detentos

 

 

 

 

O Centro de Treinamento Champions Factory de Muay Thai informa que seu líder, mestre Artur Mariano, esteve presente, no dia 25/02/14, no presídio Talavera Bruce, no Rio de Janeiro, para ministrar, pela primeira vez no mundo, um exame de graduação exclusivo para presidiários.

O Talavera Bruce é uma das penitenciárias contempladas pelo projeto estadual que prevê o ensino de muay thai para detentos. O responsável por ministrar as aulas, que acontecem duas vezes por semana, é o experiente professor Fábio Leão, que leciona também no presídio Muniz Sodré. Como ex-detento, ele sabe, por experiência própria, como é árdua a reinserção dessas pessoas na sociedade, mesmo após cumprirem suas penas. O preconceito, infelizmente, ainda é uma nefasta realidade e, por vezes, contribui para as reincidências, uma vez que dificulta o acesso ao mercado de trabalho formal.

O evento, que teve a cobertura dos canais SporTV e Combate, representou o cumprimento da promessa do mestre, que visitou o local em 2013 e, após conversar com os detentos, garantiu que retornaria neste ano para promover um exame de graduação. A iniciativa teve como catalisador o desejo de oferecer a essas pessoas alguma oportunidade dentro do esporte para quando ganharem a liberdade, seja como instrutores, professores ou atletas profissionais.

Artur Mariano e Fábio Leão, que curiosamente se enfrentaram nos ringues há 22 anos, hoje estão do mesmo lado, lutando com afinco por uma causa em comum: a redenção do ser humano. E não estão sozinhos. Outros integrantes vitais dessa corrente do bem são o juiz Dr. Carlos Eduardo Figueiredo e o empresário Gabriel Ribeiro: enquanto o primeiro empreende esforços no meio jurídico para a manutenção do projeto, o segundo, proprietário da academia Delfim, oferece oportunidades de emprego para os ex-presidiários em seu estabelecimento, ou seja, dá o voto de confiança de que eles precisam para se reerguer.

“Essas pessoas cometeram erros, mas estão pagando por isso. Quando saírem do presídio e retomarem suas vidas, devem fazê-lo de cabeça erguida e pensando em construir um futuro melhor. A nossa missão é ajuda-los nessa transição” – frisou o mestre Artur Mariano, antes de garantir que dará continuidade aos exames de graduação nos presídio Talavera Bruce e Muniz Sodré.