Como o esporte pode ajudar o empreendedor

O esporte é uma prática comum entre os líderes de maior sucesso, o que também comprovei em minha jornada. Acesse e entenda os motivos.

Há muito mais em comum entre um esportista e um empreendedor de sucesso do que você pode imaginar, e conseguir ser os dois ao mesmo tempo é uma combinação e tanto rumo ao sucesso.

O que te faz ser você? Esta é uma boa pergunta, pois às vezes vivemos os dias de forma tão corrida que nem paramos para pensar nos valores, comportamentos e atitudes que, em conjunto, resultam em cada um de nós.

 

com certeza, algo que me ajudou muito a ter uma mentalidade tão obcecada em conquistar bons resultados e uma determinação tão intensa é algo que nem sempre é associado ao cenário de gestor: o esporte.

 

Na verdade, a relação entre esses dois pontos é muito mais próxima do que se imagina, o que é refletido por vários dos maiores CEOs e empresários do mundo – e, como bons observadores, essa correlação não denota mera casualidade, pelo contrário.

 

O esporte tem alguma conexão com o empreendedorismo?

Sem sombra de dúvidas, e exemplos não faltam para comprovar este ponto.

 

Walter Robb era CEO da Whole Foods, Brian Moynihan é o CEO do Bank of America e Mark Zuckerberg é o fundador e CEO do Facebook. Os três são empreendedores de muito sucesso, mas suas semelhanças vão além disso: todos têm alguma ligação com o esporte.

 

De acordo com a CNBC, Robb era o capitão do time de futebol da Stanford University, enquanto Moynihan jogou rugby na Brown University. Zuckerberg, por sua vez, praticava esgrima.

 

Olhando para o Brasil, temos como exemplo Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc., que joga tênis e já participou de maratonas, enquanto Alexandre Birman, CEO da Arezzo Co., é triatleta de alta performance, já tendo realizado provas como o Ironman.

 

Para concluir este ponto, vale comentar sobre as semelhanças que Cristina Corrêa, escritora e jornalista que escreveu as biografias de JP Lemann, Abilio Diniz e Vicente Falconi, enxerga nos três: a disciplina. De acordo com ela, todos cuidam da saúde, fazem exercícios e se alimentam bem.

 

Como disse antes, isso não é obra do acaso. A mentalidade necessária para ser um esportista se reflete muito no dia a dia de um empreendedor, o que ajuda a entender porque tantos CEOs e executivos possuem no esporte uma semelhança importante em suas trajetórias.

 

*Lições valiosas que o esporte ensina aos empreendedores*

 

Os ensinamentos trazidos aos empreendedores pelo esporte são práticos e incontáveis, e todos eles ajudam a entender porque essa é uma característica tão comum entre eles. Fica o destaque para as seguintes lições:

 

A obstinação é uma das maiores qualidades dos maiores atletas do mundo.

 

“Não existe conforto na zona de crescimento. Não existe crescimento na zona de conforto.”

 

Desenvolver habilidades de relacionamento em equipe

Ninguém duvida que as pessoas estão entre os maiores bens de valor de qualquer empresa. Afinal, sozinho, é bem difícil chegar muito longe, para não dizer impossível.

 

Porém, além de ter uma excelente equipe, é essencial saber como lidar com ela. Caso contrário, a ausência de sinergia pode fazer com que algo com tamanho potencial se transforme em um verdadeiro fracasso.

 

O esporte também nos ensina muito sobre isso. Afinal, para atingir os melhores resultados, é fundamental trabalhar bem com a sua equipe, já que todo atleta de sucesso tem vários outros profissionais que estão junto com eles.

 

E aí, gostou desta matéria?

Se identifica?

 

 

Somos a a academia 9X World Champ 🌍🏆

 

Clique no botão do WhatsApp e fale conosco.

 

Tenha sua academia Champions Factory.