O Centro de Treinamento Champions Factory de Muay Thai informa que foi publicada uma matéria internacional sobre seu fundador, o Mestre Artur Mariano. A reportagem sobre a vida do Mestre destacou alguns dos principais momentos de sua vitoriosa trajetória no universo das artes marciais, como seus intercâmbios em busca de aprimoramento técnico e seus muitos títulos; em seguida, relatou sua relevância como embaixador do muay thai no Brasil, salientando a criação do Centro de Treinamento Champions Factory e sua atuação como presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai, treinador da Seleção e representante oficial nas Américas da World Muay Thai Federation (WMF).
Praticante do muay thai há quase três décadas, o Mestre Artur Mariano é considerado um dos grandes nomes desse esporte a nível mundial, sendo o único brasileiro invicto nessa arte, o que justifica as recorrentes matérias a seu respeito, não só em seu país natal, mas também no exterior. Entre seus títulos mais importantes encontram-se o pentacampeonato carioca, o tricampeonato brasileiro, o campeonato europeu e o International Vale Tudo Championship (IVC), no qual derrotou, na mesma noite, três duríssimos adversários, incluindo seu compatriota Wanderlei Silva, na final.
Discípulo do saudoso Grão-Mestre Luiz Alves, o Mestre Artur Mariano começou a se dedicar ao muay thai em 1985 e não parou mais. Em 1997, quando já era um atleta consagrado, decidiu viajar em busca de mais conhecimento. Para alcançar seu objetivo, percorreu os países considerados as principais potências da modalidade: ficou durante dois anos treinando na Holanda e na Tailândia, terra natal do esporte. Neste último, se estabeleceu na Pramuk Gym, academia de Buakaw Por Pramuk, uma das maiores lendas do MMA mundial.
Além do muay thai, dedicou-se também a outras especialidades. No jiu-jitsu, conseguiu a faixa preta pelas mãos do Grão-Mestre Osvaldo Alves, sendo reconhecido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e pela International Brazilian Jiu-Jitsu (IBJJ) como tal. Tornou-se adepto da mais vitoriosa escola de boxe do mundo: a cubana. Seu altíssimo nível nessa luta o tornou treinador de boxe olímpico, diplomado pela Confederação Brasileira de Boxe.
Após a aposentadoria como competidor, Artur Mariano resolveu transmitir seu conhecimento técnico e sua experiência às novas gerações de lutadores, fundando, assim, a Champions Factory, reconhecidamente a maior academia de muay thai do Brasil. Nessa nova empreitada, formou grandes nomes do muay thai nacional, como o campeão mundial Victor Santos, a vice-campeã mundial Mônica Serena, o também medalhista Bernardo Braga, entre outros. Sua metodologia de treinamento foi, inclusive, um dos pontos abordados nessa entrevista: diante dos excelentes resultados obtidos por seus atletas, tanto nacional quanto internacionalmente, os repórteres o interrogaram sobre qual seria a receita para “fabricar campeões”.
A participação do Mestre Artur Mariano no desenvolvimento do esporte nacional é incontestável, tendo fundado, inclusive, a primeira escola de árbitros de MMA do Brasil, com o intuito de ajudar na profissionalização do mesmo. Seu reconhecimento como um dos melhores e mais respeitados árbitros do MMA nacional e sua experiência dentro do octógono lhe renderam o convite para ser comentarista dos canais Combate e SporTV, da Globosat, função que exerce regularmente e com muita propriedade.