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O Muay Thai

O muay thai é, hoje, uma das artes marciais mais praticadas e conceituadas não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Seus inúmeros benefícios, como a melhora do condicionamento físico e o aumento da autoconfiança e da capacidade de concentração, vêm atraindo cada vez mais adeptos.

Essa arte marcial é reconhecida não apenas pelas habilidades de defesa pessoal que difunde, mas também pela valorização do respeito às tradições. Nesse contexto, é imprescindível que seus amantes, praticantes ou apenas fãs, conheçam suas raízes históricas. A seguir, um breve resumo da milenar história desse esporte.

Também conhecido como thai boxing, em países de idioma inglês, e boxe tailandês, no Brasil, o muay thai é uma arte marcial criada há cerca de dois mil anos pelos tailandeses. Sua origem encontra-se ligada à necessidade desse povo de se defender de invasões inimigas.

A história desse esporte é cercada de mistérios, pois grande parte dos registros que documentavam seu surgimento foram perdidos quando a cidade de Ayutthaya foi saqueada e devastada pelo exército birmanês na Guerra Birmano-siamesa (1759-1760). O que sabemos atualmente advém de relatos dos primeiros visitantes europeus da Birmânia e do Camboja, e de algumas crônicas do reino de Lanna, atual Chiang Mai. Controvérsias à parte, narraremos, aqui, a versão mais aceita e disseminada, tanto por mestres da referida arte quanto por historiadores tailandeses.

Por volta do século II a.C, os antecessores do povo tailandês sofriam constantes pressões políticas e culturais do norte da China, por conta disso, viram-se obrigados a migrar para o sul em busca de liberdade e de terras férteis para a agricultura. Segundo a lenda khum borom, os primeiros povos thai estabeleceram-se em Mueng Thaen, atual cidade de Dien Bien Phu. Com o tempo, esses povos conquistaram os reinos do sudoeste asiático, fundando, enfim, a Tailândia.

Acredita-se que esse percurso tenha sido extremamente árduo para os tailandeses, que foram acometidos por doenças e sofreram uma série de ataques de bandidos, senhores feudais chineses e animais ferozes. Com o intuito de se defender e conquistar territórios, os thais passaram a se organizar em forma de milícias, criando e desenvolvendo um método de luta designado de chupasart, que consistia na síntese de diversas técnicas de combate de tribos que compunham o povo tailandês. Esse método de defesa, de influencia militar, utilizava várias armas, como espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flechas, entre outras.

O chupasart, no entanto, apresentava um problema: o uso das armas provocava graves ferimentos aos praticantes durante o treino. Em outras palavras, a mesma prática que conduzia à melhora de desempenho era também responsável pela redução do efetivo de lutadores, enfraquecendo todo o grupo. Para solucionar esse dilema, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, um protótipo do muay thai.

Devido à origem do povo tailandês, o muay thai, inicialmente, se assemelhava ao kung fu chinês, utilizando-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos e imobilizações. Com o tempo, a modalidade popularizou-se na Tailândia, a ponto de, durante o reinado de Naresuan (1550-1605), tornar-se parte integrante do regime militar. O próprio rei Naresuan foi praticante de muay thai, tendo participado de inúmeras competições.

A importância do muay thai para a Tailândia é inestimável, sendo considerado mais do que simplesmente seu esporte principal, mas um verdadeiro legado histórico-cultural daquele país. A história e o desenvolvimento de ambos se confundem. Para se ter uma ideia da dimensão alcançada pela modalidade, basta lembrar que ela era praticada por todas as camadas sociais, inclusive por alguns monarcas, como o rei Pra Chao Sua, que governou entre 1703 e 1709. Mais conhecido pelo epíteto de “Rei Tigre”, acredita-se que tenha sido um dos maiores lutadores da história do referido esporte. Durante seu reinado, além de fazer parte da preparação militar, o muay thai era ensinado na maioria das escolas do país.

O ensino escolar dessa luta perdurou até 1921 na Tailândia, quando se tornou proibido em função das graves e recorrentes lesões ocasionadas, tendo em vista que, até então, não eram utilizadas luvas ou quaisquer outros tipos de proteção. Além disso, ainda não eram levadas em conta as divisões por pesos e não existiam interrupções por tempo (rounds) durante a luta, que se estendia, portanto, até a ocorrência de um nocaute ou uma grave lesão. As regras do antigo muay thai consistiam apenas na proibição de golpear a virilha e os olhos, agredir o oponente caído e puxar os cabelos.

Em função do elevado número de contusões, proporcionado pela agressividade da luta, na década de 1920 algumas regras do boxe inglês foram adaptadas ao muay thai, como a divisão por pesos, o uso de luvas e a inclusão dos rounds, bem como de árbitros centrais. A despeito das inovações, muitas particularidades da arte tailandesa se mantiveram, dentre as quais: o acompanhamento das lutas por conjuntos musicais que tentam imprimir, por meio da percussão, mais dinamismo aos combates; a utilização do wai cru, uma dança ritualista com o propósito de homenagear o treinador, os pais, a escola de muay thai ou os antigos professores; e o uso do mongkon e da praciat, que consistem, respectivamente, em uma faixa com proposto de proteção, colocada na cabeça dos lutadores antes da luta e retirada logo após o wai cru, e em uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do lutador, também visando a sua proteção. No Brasil, diferente da Tailândia, a cor da praciat (ou kruang) é usada como símbolo da graduação do lutador,

No país natal do muay thai, as academias são chamadas de campos, sendo cada um deles dirigido por um treinador principal, que conta com o apoio de seus auxiliares e com a gerência de um promotor. Os campos possuem rotinas de treinos substancialmente diferentes das academias do ocidente. Lá, os lutadores iniciam seus treinamentos por volta dos seis anos de idade e quase sempre se mudam para os alojamentos. A função do treinador é providenciar comida, roupas, acompanhamento médico e estudo para o lutador. O aluno, em contrapartida, deve cuidar da limpeza do ginásio e, principalmente, treinar arduamente para ser o melhor lutador. Competindo em média uma vez por mês, o lutador é recompensado com uma remuneração, caso vença; o prêmio é divido entre o mestre e o pupilo.

Atualmente, o muay thai encontra-se em evidente processo de expansão em outros países. Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Estados Unidos, Portugal e o próprio Brasil têm despontado como celeiros de grandes competidores, e a tendência é que, com organização e incentivo, isso se intensifique nos próximos anos..

Dia 17 de Março é comemorado o dia do Muay Thai, é considerado o dia mundial do esporte, dia do Nai Khanom tom, acontece uma grande reunião de KRU do mundo inteiro na cidade de Ayutthaya para a realização do maior Wai Kru do mundo. É um dia festivo na cidade, com apresentações de Muay Boran, lutas de Muay Thai, aplicações de tatuagens gratuitas ligadas as tradições do Muay, diversos produtos ligados ao muay thai e a cultura tailandesa, no final da noite uma apresentação de arrepiar com elefantes, uma simulação histórica das batalhas e de toda história que envolveu esse Nak Muay. Nai Khanom tom foi um prisioneiro de guerra capturado Pelos Birmaneses quando Ayutthaya (Antiga capital de Sião, atual Tailândia) foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.).Em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanês, Rei Angwa, quis realizar uma comemoração para o Grande Pagoda (Entidade Religiosa) Maior cidade no período, Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas comemorações. Bons Nak Muay (lutadores de Muay Thai) foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses.No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em uma competição fora da Tailândia.Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia Mundial do Muay Thai.

Muay boran é o Muay Thai antigo, o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Registos históricos revelam que a arte tem pelo menos 2000 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (a Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay korat, muay luang, muay chaiya etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo. Pode-se considerar que este estilo ficou conhecido mundialmente através do filme Ong Bak, protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de muay boran em combate, para além de técnicas aplicadas Krabi Krabong. No Muay Boran exixte graduação, onde vai do inciante, intermediário, Kru, Mestre, Grão Mestre e Grão Mestre Gold.

A música de muay thai, designada de sarama é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do muay thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à actualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. No espaço de tempo em que decorre a dança é frequentemente utilizado um gravador (cassete, CD) para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo. Enquanto decorrem os rituais preparatórios para o combate do lutador, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o ram muay e wai khru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o muay thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klog kaak; ching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão; e outro tipo de tambor originário do sul da Tailândia, denominado de mong kong.

Também dentro das tradições está presente o phuang malai, uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador. O phuang malai é oferecido pelos colegas ao lutador como forma de amuleto e desejo de sorte. Estas flores, normalmente de jasmim, são firmadas entre si, formando uma gargantilha suficientemente grande para que o lutador a possa usar à volta do seu pescoço. Na tradição budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência. O phuang malai não é oriundo do muay thai, tal como o mongkon e o kruang ruang, este foi incorporado no desporto por influência da cultura tailandesa, no entanto, é frequente o lutador transportar o phuang malai para dentro do ringue, onde é retirado depois das danças cerimoniais e antes do combate.

O mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores quando entram no ringue. Este objecto sagrado é tradicionalmente benzido em sete mosteiros budistas, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no ringue de combate e, naturalmente, de serem executados os rituais wai kru e ram muay. O mongkon pertence ao mestre e ao campo de treino do lutador. Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon. Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da área de combate. Por fim, o sagrado objecto é removido do lutador quando este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru e o ram muay. A colocação e remoção do mongkon é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio, contudo pode também ser efectuada pelo pai do lutador ou alguém bastante próximo do mesmo. O mongkon é único para cada campo. Este objeto purificado permite que, através da sua posição e formato, seja possível distinguir o respectivo local da Tailândia de onde o atleta é proveniente. No passado, caso a parte de trás do mongkon estivesse apontada para cima, significava que o lutador era originário do norte da Tailândia. Uma vez que a parte de trás estivesse apontada para baixo, então o mesmo pertencia ao sul do país. Adicionalmente, se extremidade posterior estivesse apontada para trás, então o atleta pertencia à zona centro da Tailândia. Outrora, os lutadores estavam deveras interditos de transportar ou colocar em si mesmos este objeto. Contudo, é hoje comum que o mongkon seja já segurado pelos atletas, sobretudo no ocidente. Como peça sagrada, e de acordo com as tradições budistas, o mongkon é sempre guardado acima da cabeça de todos na sua presença e nunca é suposto que o mesmo toque o solo.

O paprachiat também conhecido por prajied ou kruang ruang refere-se a uma corda trançada colocada no braço do Nak Muay. Ao contrário do mongkon este é um objeto pessoal. O amuleto sagrado é oferecido ao lutador antes de este iniciar a sua carreira no campo de treino durante o seu período de formação espiritual que deve ocorrer por um tempo de aproximadamente seis meses num mosteiro. Ao longo da cerimónia final no mosteiro, o amuleto é benzido pelos monges, transformando-se num importante talismã. Ao longo do tempo, e principalmente em regiões fora da Tailândia, estes formalismos foram-se perdendo, no entanto outros ainda se mantém. O kruang ruang é consumado a partir de tecido proveniente de roupas sagradas de um monge, assim como de roupas de um membro da família do lutador. Este pode usar o kruang ruang em apenas um dos braços, evidenciando qual dos seus braços é o mais forte. Porém, alguns estádios exigem que o objecto deva ser utilizado em ambos os braços, como é exemplo o estádio Lumpinee. Tal como no mongkon, acredita-se que o amuleto providência sorte, protegendo o lutador durante o combate.

Culturalmente muitos países utilizam o sistema de graduação nos Kruangs, o Brasil é um deles, desde sua criação em 1979 foi desenvolvida uma graduação para diferenciar os alunos, competidores, instrutores e professores, na época faixa na cintura e anos depois trocado para o Kruang. Diferente da Tailândia onde não existe academias de Muay Thai onde treinam pessoas comuns, somente existem campos de treinos para atletas. No Muay Boram existe sistema de graduação na Tailândia. Desde iniciante até Grão Mestre.

O wai kru também designado de khuen kru refere-se a uma cerimónia que tem como objetivo homenagear o mestre. Todos os anos é feita uma homenagem ao mestre do respetivo campo, a que se denomina yohk kru. Contudo, sempre que os pupilos queiram usar o conhecimento que lhes foi ensinado, começam por mostrar o seu respeito homenageando o seu mestre com uma dança previamente desenvolvida, que antecede o combate. Assim, o wai kru consiste numa primeira parte da dança, durante a qual o lutador percorre o ringue caminhando ao longo do perímetro circunscrito pelas cordas. Este atua com uma pausa em cada um dos cantos, rezando uma pequena oração. O ato de percorrer o ringue apresenta como simbolismo o delimitar o mesmo, conjurando infortúnios e protegendo o lutador durante todo o confronto. Seguidamente, o atleta dirige-se ao centro do ringue, ajoelhando-se voltado para o seu campo de treino. Pausadamente, une as suas luvas em frente da sua face, começando a inclinar-se enquanto reza pequenas orações budistas. Este conjunto de movimentos é repetido por três vezes, prestando homenagem a três entidades divinas. Durante estas preces o lutador dignifica Buda, a Sangha (ordem dos monges) e o Darma (os ensinamentos de Buda). Simultaneamente, o atleta dá graças ao seu mestre, ao seu campo e aos seus antepassados do muay thai. Quanto à etimologia do nome, wai significa “retribuir respeito” enquanto que kru significa “professor”; conjugando, obtém-se acepção de “retribuir respeito ao professor.

Existe um costume aplicado previamente que determina a relação futura entre o aluno e o mestre. O khuen kru ou yohk kru é denominado aquando o instrutor aceita o estudante, assim como quando o estudante aceita o instrutor para treiná-lo. No passado, o aluno era obrigado a servir o seu mestre por um determinado período de tempo antes do treino propriamente dito ter início. Durante este período o mestre observava o aluno assegurando-se a confiabilidade do mesmo, da sua honestidade e capacidade, atributos estes de alguém digno à aprendizagem desta arte. Uma vez correspondidas as expectativas quanto ao desempenho do aluno, o treinador determinaria administrar o khuen kru. Esta cerimónia marca o ponto em que mestre e aluno se aceitam mutuamente para o exercer de uma aprendizagem útil e proveitosa. O estudante passa ao dever de cumprir as regras e regulamentos estatuídos pelo seu mestre. O ram muay era executado no passado como forma de prestar homenagem ao rei que era normalmente um espectador assíduo das grandes competições. Consequentemente, o ram muay tornou-se uma tradição que preserva a arte do muay thai, não permitindo a perda da sua autenticidade. Este rito de passos e gestos cadenciados, é pois a primeira etapa a ser transmitida ao principiante da belicosa arte tailandesa.Subsequentemente ao ritual wai kru, e em movimentos sequenciais, o lutador começa a desenvolver uma lenta série de movimentos estilizados, o ram muay, sendo este executado ao ritmo da música que conduz o lutador em direcção às quatro cordas do ringue em busca de proteção. Cada atleta elabora uma dança própria que se diferencia de qualquer outro.[30] Alguns dos lutadores incorporam movimentos únicos da região de onde são oriundos, enquanto que outros atletas simplesmente acrescentam movimentos próprios. O ritual tem como objetivo manter afastados os espíritos do mal, sendo empregue sempre antes dos confrontos com o propósito de que nenhum mal ocorra para com o lutador e o seu mestre. Em suma, o ram muay tornou-se um entretenimento adicional para o espectador do muay thai e um alongamento que consiste em desenvolver uma série de movimentos previamente estabelecidos ou improvisados dentro do ringue. Esta série ritmada de gestos e de passos serve também como aquecimento antes do início do combate, sendo igualmente uma forma de relaxamento que prepara o competidor física e mentalmente. Os lutadores que apresentam o mesmo estilo de dança são da mesma escola. Existe a crença que a prática do ram muay traz sorte e protege contra acontecimentos funestos. O ram muay é executado de acordo com as instruções e estilo do treinador, variando de região para região e de treinador para treinador. Em todo o treino de muay thai, o ram muay constitui uma parte fundamental da aprendizagem.

Depois de completos os rituais wai kru e ram muay, tanto o lutador como o seu mestre realizam uma saudação. Comum entre os praticantes da religião budista, esta saudação é efectuada com as mãos juntas à frente do rosto, seguindo-se uma pequena flexão frontal com a cabeça e tronco , As mãos devem estar posicionadas mais à frente dependendo da importância da pessoa que se cumprimenta. Esta saudação realiza-se em todas as ocasiões de encontro, pronunciando-se as palavras sawadee krap ou kaa kru muay. Por sua vez, aquando a saudação feminina, são proferidas as palavras sawadee kaa como cumprimento feminino.

Em qualquer academia, os ritos de kru possuem algumas peculiaridades que definem e caracterizam o estilo de luta de cada uma. Estas nuances podem-se evidenciar quando se atenta nas bases e posturas dos lutadores tailandeses. De entre os estilos, devem ser citados:

  • Muay Chaiya – Um estilo do sul da Tailândia, criado na cidade de Chaiya da província de Surat Thani.
  • Muay Maa Yang – É um estilo subestimado de muay thai original do sul. Apelidado de maa yang vem da expressão jaunts.
  • Muay Khorat – Com mais de mil anos, o muay khorat apresenta o nome do lugar de sua origem, em Khorat Rachasima que fica situado na região leste da Tailândia.
  • Muay thasao – Da região norte da Tailândia este estilo tem ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de ling lom(lit. macaco ventoso).

Muitos Nak Muay, fazem tatuagens em si, e sim a crenças religiosas, no caso o Budismo. Diz à lenda que os antigos guerreiros do Camboja cobriam o corpo com tatuagens mágicas, frases, desenhos e símbolos, tudo para ter sorte e saúde e proteção na Guerra.

Na Tailândia é muito comum monges fazerem essas tatuagens dentro dos templos ou Tailandeses. Nas mulheres essa fica um pouco mais complicada já que o monge não pode tocar em uma mulher. As tatuagens de Sal Yant também podem ser feitas em studios de tattoo, existem hoje na Tailândia muitos tatuadores especializados nessa área.

A aplicação é feita com varas longas de bambo ou varas de metal com agulhas na ponta, uma versão mais moderna, seguro e limpa. Cada desenho tem um significado, mas o principal da sak yant é conceder boa sorte e proteção contra maus espíritos.

O monge não pode aceitar dinheiro, somente doações, fica a opção de fazer em studios de tattoo especializados na aplicação da vara longa de bambu ou metal.

  • Aenken – Tronozelo
  • Andap – Classificação
  • Baak – Boca
  • Bat – Desviar
  • Chaikrong – Costela flutuante
  • Chiang Mai – Cidade do norte da Tailândia
  • Choraked Faad Haang – Pontapé circular
  • Dadsin – decisões de juiz
  • Daihuachai – Zona abaixo do coração, ponto vulnerável
  • Dermpan – Apostar
  • Faad – Varrimento (golpe)
  • Faidaeng – Canto vermelho
  • Fainamnem – Árbitro
  • Gamagan – Juiz
  • Gaandadsin – Calção de muay thai
  • Gangkeng Muay – Conquilha (proteção para virilha)
  • Grajab – Extremidade superior da cabeça
  • Grammonsrisa – Saco de boxe
  • Grasawb – Cabeça
  • Hua – Coração
  • Hook – Gancho
  • Jad – Organizar/promover
  • Jamook – Nariz
  • Kaa – Perna
  • Kai (Muay) – Campo (academia/escola)
  • Kao – Joelho
  • Kao Tone – Joelhada frontal
  • Khuen Kru – Cerimonial do novo estudante
  • Kruang Ruang – Amuleto do braço (bracelete)
  • Kru Muay – Mestre de muay thai
  • Kua – direto de direita
  • Lang Tao – Peito do pé
  • Lop – Esquiva
  • Look Kang – Queixo
  • Mat – Punho
  • Mongkon – Coroa sagrada
  • Muay thai – Boxe tailandês
  • Nakaeng – Tíbia
  • Ram muay – Dança de combate
  • Sai – direto de esquerda
  • Sok – Cotovelo
  • Tae – Pontapé
  • Tae Laa – Circular baixo (low kick)
  • Tae Lam Tua – Circular médio (ao tronco)
  • Tae Kaen Ko – Circular alto (à cabeça)
  • Ti Kao – Joelhada
  • Tiip – Pontapé frontal
  • Ti ok – Cotovelada
  • Uppercut – Uppercut (Punho baixo-acima)
  • Wai kru – Homenagem ao mestre
  • Yaed – Jab
  • Yaek – “Break”, parar (ordem do árbitro)
  • Yok – round (ordem para intervalo)
  • Yud – Stop (ordem de final do combate)

Técnicas de pernas: 

Uma das principais armas do muay thai são os seus poderosos jogos de pernas. Os pontapés exigem a movimentação do tronco e quadril para colocar mais força e firmeza nos golpes. Estes tipos de golpes do muay thai são patenteados de um modo superficialmente diferente das demais artes marciais. É plausível considerar que grande parte de outros estilos atualmente exequíveis, basearam-se em algumas das técnicas do muay thai. Existe vários tipos de golpes de pernas que são utilizados neste estilo de luta, como são exemplo os seguintes:

PortuguêsTailandêsRomanizaçãoIPA
FrontalเตะตรงTei-trong[tèʔ troŋ]
Circular ao troncoเตะตัดTei-chiyang[tèʔ tɕʰǐəŋ]
Circular altoเตะตัดTei-kan-kro
Low-kick (Circular baixo)เตะตัดTei-tat[tèʔ tàt]
Semi-circularเตะเฉียงTei-rid
Circular cima-abaixoเตะกดTei-kot[tèʔ kòt]
Circular em escadaเขยิบเตะYiep-tei[tèʔ jìəp]
Circular em saltoกระโดดเตะKra-tote-teii
Lateralถีบข้างTip-kang
Rotativo de calcanharถีบกลับหลังTip klap lang [tʰìːp klàp lǎŋ]
Rotativo de calcanhar em ganchoเตะกลับหลัง
Tei klap lang[Tèʔ klàp lǎŋ]
Cima-abaixo ou Pontapé descendente
เตะ เข่าTei khao [Tèʔ k ʰ AW]

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