História do Muay Thai

Acompanhe a história do Muay Thai, Mestres e suas tradições a seguir:

O que é o Muay Thai?

O Muay Thai é conhecido pela arte de 8 armas, 2 punhos, 2 cotovelos, 2 joelhos e 2 pernas, é a luta permanente mais completa do mundo. Ele usa todas as partes do corpo, tem toda a filosofia do esporte e disciplina envolvidos em todo o treinamento. Excelente para emagrecer e modelar o corpo. Isso ajuda na autodefesa, no desenvolvimento do intelecto, concentração, confiança, boa forma e bem-estar. Como terapia e exercício.  Conheça a cultura do Muay Thai a seguir:

Quem é a Champions Factory Muay Thai ?

Champions Factory é uma rede de franquia de academias de Muay Thai global especializada em artes marciais, fundada no ano de 2001 pelo Grão Artur Mariano com foco em aulas de Muay Thai e posteriormente no treinamento profissional no MMA (Mixed Martial Arts). Desenvolvemos uma metodologia para alunos iniciantes (crianças, mulheres, adultos e idosos), através desta metodologia na primeira aula que o aluno desenvolve como se tivesse três semanas de treinamento. Ao mesmo tempo, nossa metodologia desenvolve atletas profissionais, com isso temos cerca de + de 30 títulos expressivos, entre eles 11 títulos mundiais. No Brasil participamos do treinamento das forças especiais (Polícia, Bope, Guarda do Governador, Bombeiros).Venha e faça uma aula experimental, convide um amigo e junte-se à nossa grande comunidade pelo Brasil e fora. Venha sentir a energia da Champions Factory (CF)!

 

Tudo sobre o Muay Thai

Ayutthaya na Tailândia 

História do Muay Thai no Brasil

Conheça a história do Muay Thai

Champions Factory fundada em 2001

Conheça a história do Muay Thai

Dia 17 de Março dia do Muay Thai

Dia 17 de Março é comemorado o dia do Muay Thai, é considerado o dia mundial do esporte, dia do Nai Khanom tom, acontece uma grande reunião de KRU (professor) do mundo inteiro na cidade de Ayutthaya na Tailândia  para a realização do maior Wai Kru do mundo. É um dia festivo na cidade, com apresentações de Muay Boran, lutas de Muay Thai, aplicações de tatuagens gratuitas ligadas as tradições do Muay, diversos produtos ligados ao muay thai e a cultura tailandesa, no final da noite uma apresentação de arrepiar com elefantes, uma simulação histórica das batalhas e de toda história que envolveu esse Nak Muay(lutador).  

História do Muay Thai no Brasil

Em 1979 Nelio Naja introduziu o Muay Thai na época mais conhecido como Boxe Tailandês no Brasil. Reuniu um grupo de faixas pretas de TaeKwonDo, entre eles os Mestres Rudimar Fedrigo (Curitiba), Flavio Molina( em memória),  Luiz Alves (em memória) , Wellington, Narany, todos do Rio de Janeiro..

-1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai onde tinha como Presidente o Grão Mestre Flavio Molina (em memória). 

-1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro no Bérro Dágua onde hoje é academia Nobre Arte, entre Rio de Janeiro vs Curitiba, onde Rio de Janeiro foi a campeão.  

– 1981 o Fundador e Presidente da CBMT Grão Mestre Luiz Alves fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai, foi no desafio Rio Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. 

-1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro no Clube Morisco no bairro de Botafogo entre Rio de Janeiro vs São Paulo onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã.

-1984 realizado o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual só que dessa vez foi em Curitiba entre Rio de Janeiro vs Curitiba, a cidade campeão foi Curitiba. Ainda na década de 80, começa a nascer a primeira turma de atletas do Grão Mestre Luiz Alves entre eles estava o Mestre Artur Mariano. 

-1987 foi fundada a primeira Federação da Historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca de Muay Thai, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves. O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida.

 

1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes, os patrocínios para os eventos já não existia.

 

Após o ano de 1997 o Muay Thai deslanchou de vez mostrando a força da arte das 8 armas nos eventos de vale tudo (MMA), os representantes do Muay Thai começaram a ganhar GPS (3 lutas numa noite) contra modalidades mais reconhecidas na época como o jiu-Jitsu, Wrestling entre outras. Nomes das modalidades tiveram grande destaque na época como: Artur Mariano, José Pele Landi, Rafael Cordeiro, Wanderlei Silva, Murilo Ninja, Mauricio Shogun Rua, Angelo Sérgio, Frederico Barruan Pinguin, Dário Amorim, Marcelo Aguiar, entre outros nomes. Esses atletas eram capitaniados por dois grandes mestres na época: Luiz Alves (Rio de Janeiro) e Rudimar Fedrigo (Curitiba).

 

Após o ano 2000 o Muay Thai virou realidade no mundo através das suas conquistas nos maiores eventos de MMA na época como Pride, IVC, UFC entre outros eventos.

 

Em 2010 o fundador da Confederação Brasileira de Muay Thai Grão Mestre Luiz Alves faleceu. A partir desse ano o Brasil levou as seleções do Brasil para todos os mundiais na Tailândia, o Brasil já fez mais de 30 campeões mundiais.

Conheça sobre a CBMT: www.cbmt.com.br

Importantes Nomes e tradições do Muay Thai

Nai Khanon Tom

Nai Khanon Tom - Pai do Muay Thai no mundo

Nai Khanom tom foi um prisioneiro de guerra capturado Pelos Birmaneses quando Ayutthaya (Antiga capital de Sião, atual Tailândia) foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.).Em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanês, Rei Angwa, quis realizar uma comemoração para o Grande Pagoda (Entidade Religiosa) Maior cidade no período,  Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas comemorações. Bons Nak Muay (lutadores de Muay Thai)  foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses. No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso  entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em uma competição fora da Tailândia. Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia Mundial do Muay Thai.

GM Nélio Naja

Nélio Naja - Pai do Muay Thai no Brasil

Grão Mestre Nélio Naja, carioca,  faixa preta de Taekwondo foi passar dois anos na Tailândia na década de 70, devido seu serviço militar. Nélio Naja passou esse tempo em serviço quando conheceu o Muay Thai na Tailândia. O mesmo se encantou pela arte das 8 armas o Muay Thai. Quando retornou ao Brasil em 1979, Nelio Naja introduziu o Muay Thai no país. Na época mais conhecido como Boxe Tailandês devido ser um nome mais comercial e de fácil compreenção diferente do Muay Thai,  já que ninguém conhecia no Brasil. Grão Mestre Nélio Naja é conhecido como o pai do Muay Thai no Brasil, nos deixou em 2018.

GM Flavio Molina

Flavio Molina um dos introdutores do Muay Thai

Grao Mestre Flávio Molina foi um dos pioneiros e desbravador do  Muay Thai no Brasil, deixando o Taekwondo com a finalidade de promover o Muay Thai em todo o país. Graduou-se em Curitiba à faixa-preta no início da década de 80 com o mestre Nelio Naja e passou a percorrer o Brasil divulgando o Muay Thai (também conhecido como Boxe Tailandês), fazendo com que esse esporte fosse difundido rapidamente, o que se pode constatar nos dias de hoje. Levou o Muay Thai para a cidade do Rio de Janeiro e expandiu para várias cidades, como Petrópolis/RJ, São Paulo, Campinas, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, etc, sempre levando a filosofia da arte marcial na qual acreditava. Molina formou varios faixas pretas, na época se usava faixa na cintura para diferenciar a graduação. Entres os faixas pretas estão os seguintes nomes: Luiz Alves, Wellington Luiz (Narani), Flávio Roberto Alves, Manoel Stepp, Eduardo Ramsauer (Gary) entre outros. Grão Mestre Flavio Molina nos deixou em 19 de Fevereiro de 1998.- Contramestre da Capoeira Utilitária de Sinhozinho
– Faixa preta e Mestre de Taekwondo nos anos 70
– O maior lutador de TKD do Brasil na década de 70
– Integrante do Hall da Fama do TKD mundial
– Fundador e Líder da Famosa Academia Naja – Zona Sul do RJ
– Grão Mestre de Muay Thai – Graduado pelo GM Nélio Naja – introdutor do Muay Thai no Brasil
– Introdutor do Muay Thai no Rio de Janeiro no início da década de 80
– Considerado o mais técnico lutador de Muay Thai na década de 80
– Precursor do Vale-Tudo moderno/MMA (em sua geração)
– Lutador e Mestre da Luta-Livre Esportiva

– Hall da Fama da Luta-Livre Esportiva (CBLLE)

– Integrante da Calçada da Fama na Cidade das Artes Marciais (Barra da Tijuca/RJ) – Grão Mestre de Muay Thai
– Mestre de Luiz Alves, Narany, Eduardo Ramsauer (Gary), Jutu, Marinho, Mario Dumar, Eugênio Tadeu, Marco Ruas, Wandro Ribeiro, Paulo Borracha, Wilson Negão, Flávio Roberto Alves, Budi, Eduardo Schaeppi, Sandro Lustosa, Marcio Machado, Ceará, Paulista, Antonieta Lopes, Aroldo Vieira, Manoel Gomes, Paulo Nikolai, Marcelo Ribas, dentre muitos outros.

GM Luiz Alves

Luiz Alves um dos maiores nomes do Muay Thai

Grão Mestre Luiz Alves, cearense,  chegou no Rio de Janeiro aos 12 anos, idade que iniciou nas artes marciais. A primeira foi o Judô, depois foi para o Taekwondo onde teve grande destaque. Em 1979 O Muay Thai (mais conhecido como Boxe Tailândes) foi introduzido no Brasil pelo pai do Muay Thai Nélio Naja. Alguns faixas pretas de Taekwondo em destaque foram convidados para fazer dessa nova modalidade entre eles estavam Luiz Alves, que considerava outro faixa preta de Taekwondo seu mestre, esse era Flavio Molina o introdutor do Muay Thai no Rio de Janeiro. 1981 o Luiz Alves fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai, foi no desafio Rio Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. 

Luiz Alves fundou academia Boxe Thai onde formou grandes nomes do esporte como: Artur Mariano, Pedro Paulo “Peu”, Frederico Barruam “Pinguim”, Angelo Sérgio, Marcelo Aguiar, Johil de Oliveira, Ebenezer Braga, Alex Gazé, Felipe Bastazini, Carlos Eduardo, Batatinha entre outros. Treinou grandes nomes do MMA:  Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Zé Mario Sperry, Vitor Belfort, Wallid Ismail, entre outros. Luiz Alves fundou a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) em 1994.

Após sua partida muitas homenagens foram feitas para esse grande nome do Muay Thai mundial:

-Virou nome de ciclovia no Ceára.

-Virou nome de uma praça no Rio de Janeiro, homenagem pedida pelo seu aluno Artur Mariano atendidada pelo Vereador Marcelo Arar.

-Integrante da Calçada da Fama na Cidade das Artes Marciais (Barra da Tijuca/RJ)

-Teve sua biografia escrita pela jornalista Claudia Reis e o seu irmão José Alberto Rodrigues.

GM Rudimar Fedrigo

Rudimar Fedrigo formou uma equipe de ouro no Muay Thai

Grão Mestre Rudimar Fedrigo, foi um dos introdutores do Muay Thai em Curitiba. Recebeu a faixa preta do pai do Muay Thai no Brasil Nélio Naja.  Rudimar se encantou pela arte das 8 armas o Muay Thai na época conhecido como Boxe Tailândes . Fundou a Chute Boxe e um time de ouro entre eles: Wanderlei Silva, Rafael Cordeiro, Murilo Ninja, José Pele Landi, Nilson de Castro, Chris Cyborg, Jorge Patino Macaco, Anderson Silva, Mauricio Shogun, Popaye entre outros grandes nomes. Realizou grandes eventos como o Meca World Vale Tudo, Storm Samurai, campeonatos estaduais e  Brasileiro de Muay Thai na década de 80.  Hoje Rudimar é Grão Mestre de Muay Thai mora em Curitiba.

GM Artur Mariano

Artur Mariano uma das referências mundiais do Muay Thai

Grão Mestre Artur Mariano

– Iniciou nas artes marciais em 1982

-Formou Professor e Mestre de Muay Thai com Grão Mestre Luiz Alves (em memória)

-Formou Grão Mestre de Muay Thai na Tailândia com Gen. Akachai Chantosa (WMF)

-Terminou a carreira invicto no Muay Thai

-Campeão mundial (Vale tudo) (IVC 2) em 1997 vencendo 3 lutas numa noite (Patrick Assalone (USA), Mark Hall (USA) e Wanderlei Silva (Brasil)) nas regras sem luva.

-Fundou academia Champions Factory em 2001

-Escreveu 4 livros: 2 de Muay Thai, MMA e Biografia motivacional

-Técnico na seleção Brasileira de Muay Thai desde 2010

-Fundou a Pan-american Muay Thai Confederation (PAMC) 2015

-Vice-presidente da World Muay Thai Federation (WMF)

-Na Confederação Brasileira de Muay Thai: Ajudante sem cargo, Secretário Geral, Vice-presidente, Presidente, Diretor Técnico e Técnico da Seleção Brasileira de Muay Thai.

-Como técnico da Seleção Brasileira fez mais de 30 campeões mundiais

-Como técnico pela Champions Factory fez 11 campeões mundiais

-Desenvolveu a metodologia de sucesso Champions Factory

 

Confederação Brasileira de Muay Thai

Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT)

-1994 CBMT foi fundada  pelo saudoso Grão Mestre Luiz Alves (em memória)

-CBMT realizou mais de cem eventos ao longo das suas décadas

-2000 Artur Mariano começa ajudar a CBMT dentro da diretoria

-Formou atletas renomados no mundo do Muay Thai e no MMA (UFC)

-Reconhecida na década de 90 pela World Muay Thai Council (WMTC) -Tailândia

-Reconhecida desde 2010 pela World Muay Thai Federation (WMF) -Tailândia

-2010 o presidente  Luiz Alves falece

-Desde de 2010 até 2024 o  Brasil fez mais de 30 campeões mundiais na Tailândia

-Artur Mariano esteve à frente em várias posições dentro da entidade: Secretário Geral, Vice-Presidente, Presidente, Diretor Técnico e técnico das seleções do Brasil

Pan-american Muay Thai Confederation

Pan-american Muay Thai Confederation (P.A.M.C.)

A Pan-american Muay Thai Confederation foi fundada pelo Grão Artur Mariano em 2004 e em 2005 aconteceu o primeiro Pan-americano de Muay Thai que aconteceu no Rio de Janeiro no ginásio do Caio Martins. Depois disso o Pan-maerican aconteceu nos seguintes países: Mexico, Colombia, Suriname e Uruguay. Todos os anos existem disputas de titúlos Pan-americanos nos países filiados a PAMC.

World Muay Thai Federation

World Muay Thai Federation (WMF)

A WMF é o principal organismo na Tailândia que rege o Muay Thai amador e profissional. A WMF tem o seu escritório em Bangkok na Tailândia. Existiram outras organizações mundiais no passado como a World Muay Thai Council (WMC) na qual a Confederação Brasileira de Muay Thai era filiada. Porém após o termino foi criada a WMF organizão presididada e fundada pelo General Akachai Chantosa até os dias de hoje. Como tradição o presidente sempre permanece Tailândes e os outras cargos da diretoria são ocupados pelos líderes mundiais no Muay Thai. Grão Mestre Artur Mariano fundador da Champions Factory ocupa a posição mais alta de que um  brasileiro já teve na organização mundial a de Vice-presidente da World Muay Thai Federation na Tailândia.

 

Wai Kru Ram Muay

Wai Kru Ram Muay

Ram Muay ou Wai kru é um conceito tailandês que existe em quase todas as artes performáticas tailandesas. O ritual consiste em 2 partes: “Wai kru” e “Ram muay”, composto por 4 palavras tailandesas diferentes. Wai é uma saudação tradicional tailandesa com as palmas das mãos juntas em sinal de respeito. Khru é a forma tailandesa da palavra sânscrita guru que significa “professor”. Ram é a palavra tailandesa para dançar em estilo clássico e Muay significa “boxe”. O termo completo pode, portanto, ser traduzido como “dança de guerra saudando o professor”, mas os falantes de tailandês geralmente o abreviam para Wai khru ou Ram muay. Na sua essência, a cerimónia Wai Khru reflecte os valores profundamente estabelecidos da cultura tailandesa – valores de respeito pela autoridade, gratidão pelo conhecimento e reverência pela tradição. Da mesma forma, o Ram muay é uma série de movimentos coreografados frequentemente realizados antes de uma luta de Muay Thai para mostrar respeito e gratidão ao professor, pais e ancestrais do lutador. Na época em que os lutadores lutavam diante da realeza, o Ram muay também prestava homenagem ao rei.

 

Sarama

Sarama música do Muay Thai

A música de Muay Thai, designada de sarama é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do Muay Thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à atualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. Para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo. Enquanto decorrem os rituais preparatórios para o combate do lutador, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o ram muay e wai khru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o Muay Thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klog kaak; ching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão; e outro tipo de tambor originário do sul da Tailândia, denominado de mong kong.

Mongkon

Mongkon utilizado pelos lutadores de Muay Thai

mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores quando entram no ringue. Este objecto sagrado é tradicionalmente benzido em sete mosteiros budistas, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no ringue de combate e, naturalmente, de serem executados os rituais wai kru e ram muay. O mongkon pertence ao mestre e ao campo de treino do lutador. Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon. Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da área de combate. Por fim, o sagrado objecto é removido do lutador quando este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru e o ram muay. A colocação e remoção do mongkon é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio. O mongkon é único para cada campo.  Este objeto purificado permite que, através da sua posição e formato, seja possível distinguir o respectivo local da Tailândia de onde o atleta é proveniente. No passado, caso a parte de trás do mongkon estivesse apontada para cima, significava que o lutador era originário do norte da Tailândia. Uma vez que a parte de trás estivesse apontada para baixo, então o mesmo pertencia ao sul do país. Adicionalmente, se a extremidade posterior estivesse apontada para trás, então o atleta pertencia à zona centro da Tailândia. Contudo, é hoje comum que o mongkon seja já segurado pelos atletas, sobretudo no ocidente. Como peça sagrada, e de acordo com as tradições budistas, o mongkon é sempre guardado acima da cabeça de todos na sua presença e nunca é suposto que o mesmo toque o solo.

Graduação no Muay Thai

Exames de graduação no Muay Thai

A graduação no Muay Thai foi inserida no Brasil em 1979, com intuito de organizar a modalidade. Na época o Muay Thai era conhecido como Boxe Tailândes e se usava faixa na cintura, dessa forma era possivel ver a graduação de cada aluno ou professor. Anos depois no Brasil foi mudado para o uso do Kruang ou Prajed (corda utilizada no braço) A graduação diferência o tempode de treino, técnica, disciplina, nível de amadurecimento de cada aluno. Com isso existe tempo mínimo para cada graduação, formação como Instrutor, Professor, Mestre e Grão Mestre de Muay Thai. As graduações são chanceladas pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Na Tailândia existe graduação no Muay Boran (Muay Thai antigo), são técnicas de defesa pessoas utilizadas para as lutas de Muay Thai. Os lutadores de Muay Thai na Tailândia não usam graduação. No Brasil a graduação ajudou a organizar a modalidade.

Prajed ou Kruang

Prajed ou Kruang

Prajied ou kruang ruang refere-se a uma corda trançada colocada no braço do lutador. Ao contrário do mongkon este é um objeto pessoal. O amuleto sagrado é oferecido ao lutador antes de este iniciar a sua carreira no campo de treino durante o seu período de formação espiritual que deve ocorrer por um tempo de aproximadamente seis meses num mosteiro. Ao longo da cerimónia final no mosteiro, o amuleto é benzido pelos monges, transformando-se num importante talismã. Ao longo do tempo, e principalmente em regiões fora da Tailândia, estes formalismos foram-se perdendo, no entanto outros ainda se mantém. O kruang ruang é consumado a partir de tecido proveniente de roupas sagradas de um monge, assim como de roupas de um membro da família do lutador. Este pode usar o kruang ruang em apenas um dos braços, evidenciando qual dos seus braços é o mais forte. Porém, alguns estádios exigem que o objecto deva ser utilizado em ambos os braços, como é exemplo o estádio Lumpinee. Tal como no mongkon, acredita-se que o amuleto providência sorte, protegendo o lutador durante o combate.

Supertições Tattoo

Supertições Tattoo (Sak Yant) no Muay Thai

Tradicionalmente as Sak Yant (tatuagens budista tailandesa) são feitas por monges budistas em alguns templos da Tailândia. No processo são usadas varas de bambu ou metal com a ponta bem afiada e que perfuram a pele mais superficialmente em comparação com as agulhas de metal (maquinas) usadas geralmente pelos tatuadores. Essa tatuagens feitas feitas com a vara de bambu tem uma sicatrização bem mais rápida que feita pelas maquinas dos tauadores. Os monges não cobram para fazer as tatuagens mas recebem simples doações não monetárias, como flores e incenso. Geralmente também é o monge que escolhe a tatuagem e o local onde vai fazer, a primeira costuma ser no topo das costas, mas não é regra. Alguns monges até podem deixar que a pessoa escolha o desenho e o local, mas a palavra final é do monge. O procedimento é esse porque a escolha do monge é feita conforme a energia que ele sentir da pessoa que vai ser tatuada. No final o monge faz uma bênção que ativa o suposto poder da tatuagem. Segundo a crença popular essas tatuagens servem como um amuleto e oferecem proteção, poder, fortuna, boa sorte e outros benefícios para o portador.

Bandagem de Muay Thai

Bandagem nas mãos de um lutador de Muay Thai

A bandagem protege as articulações dos dedos, punhos, tendões das mãos e músculos, além de amortecer o impacto de golpes deferidos em sacos de pancadas ou oponentes em treinos e competições, ajudando a evitar lesões como fraturas e torções.

Óleo tailandês

Óleo tailandês muito usado nos lutadores de Muay Thai

Óleo Tailandês Namman Muay é um óleo tradicional de massagem conhecido amigo dos lutadores de Muay Thai. ideal para aquecer os músculos antes do treinamento e das competições, como precaução contra danos e regeneração após o exercício.

Este óleo não é apenas para atletas ativos mas sim também para todos aqueles que necessitem de aquecimento muscular e de preparação para esforço físico. É indicado para outros esportes.

A sua base líquida permite um maior tempo de massagem e é muito eficaz na prevenção de lesões musculares.

Seus principais ingredientes ativos são derivados de plantas da região e são conhecidos por reduzir a inflamação e ajudar na circulação sanguínea.

A formula especial produz um produto o qual tem um leve e suave deslizamento aquando da sua aplicação e que é formulado para ser de rápida absorção.


Além disso, o aroma de Gaultéria também tem os seus seguidores. Um outro benefício é que o aroma é apropriado para abrir as passagens nasais contribuindo assim para melhorar o consumo de oxigénio, aumentando o estado de alerta.

Phung Malai no Muay Thai

Phung Malai - Proteção espiritual

Também dentro das tradições está presente o phuang malai, uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador. O phuang malai é oferecido pelos colegas ao lutador como forma de amuleto e desejo de sorte. Estas flores, normalmente de jasmim, são firmadas entre si, formando uma gargantilha suficientemente grande para que o lutador a possa usar à volta do seu pescoço. Na tradição budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência. O phuang malai não é oriundo do muay thai, tal como o mongkon e o kruang ruang, este foi incorporado no desporto por influência da cultura tailandesa, no entanto, é frequente o lutador transportar o phuang malai para dentro do ringue, onde é retirado depois das danças cerimoniais e antes do combate.

Muay Boran

Muay Boran o Muay Thai antigo

Muay boran é o Muay Thai antigo, o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Registros históricos revelam que a arte tem pelo menos 2000 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (a Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay korat, muay luang, muay chaiya etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo. Pode-se considerar que este estilo ficou conhecido mundialmente através do filme Ong Bak, protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de muay boran em combate, para além de técnicas aplicadas  Krabi Krabong. No Muay Boran exixte graduação, onde vai do inciante, intermediário, Kru, Mestre, Grão Mestre e Grão Mestre Gold.

Rush

Rush filosofia Champions Factory

O RUSH é a filosofia exclusiva da Champions Factory! O aluno deve fazer a suadação com as mãos para os professores, colegas de treino, ao entrar e sair da área de treino. O Rush tem o siguinificado de respeito, igualdade, seguinda a doutrina marcial. Veja os mandamentos do Rush:

  • RESPEITO AO DOJO / PROFESSORES / AO PRÓXIMO
  • BOM DIA, TARDE E NOITE / SEJA BEM VINDO
  • HUMILDADE PARA RECONHECER SEUS ERROS
  • AJUDE OS QUEM PRECISAM
  • GRATIDÃO (NÃO ESQUEÇA DO QUE FOI FEITO POR VOCÊ)
  • AMOR E ALEGRIA NO QUE FIZER
  • FIDELIDADE NAS PALAVRAS E NO ESPÍRITO
  • RESPEITO A NOSSA FILOSOFIA
  • COMPROMETIMENTO NO QUE FIZER, SE DOE AO MÁXIMO
  • CARATER PARA SABER O QUE É CERTO OU ERRADO
  • COM ORDEM, PROGRESSO, DISCIPLINA E EXECUÇÃO, TERÁ O SUCESSO!

 

Muay Thai Champions Factory